Tire suas dúvidas - Covid-19

O QUE É O CORONAVÍRUS?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada Covid-19.

QUAIS OS GRUPOS DE RISCO DO CORONAVÍRUS?

O público mais vulnerável são os idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

MULHERES GRÁVIDAS FAZEM PARTE DO GRUPO DE RISCO?

Ainda não existem dados específicos quanto aos riscos às gestantes, mas por passarem por mudanças imunológicas, elas podem ficar mais vulneráveis. Até agora, não foram confirmados casos de transmissão da mãe para o bebê durante a gestação, nem contaminação do leite materno. Mesmo assim é importante lembrar que as grávidas, bebês e crianças podem transmitir o vírus para outras pessoas, independentemente de apresentarem sintomas.

É POSSÍVEL ESTAR COM A DOENÇA MESMO SEM APRESENTAR SINTOMAS?

Sim. Alguns pacientes não apresentam sintomas, mesmo infectados com o vírus.

COMO DIFERENCIAR A COVID-19 DO RESFRIADO E DA GRIPE?

Os sintomas da Covid-19 lembram em partes os da gripe e do resfriado. Por isso, é fundamental fazer o teste para confirmar o diagnóstico.

POSSO CONTRAIR O CORONAVÍRUS PELO AR?

Sim. As gotículas contaminadas ficam suspensas no ar quando o doente tosse ou espirra.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PODEM TRANSMITIR O NOVO CORONAVÍRUS?

Até o momento a Organização Mundial da Saúde informa que não há evidencias significativas de que animais podem ficar doentes ou transmitir a Covid-19. Estudos ainda estão sendo realizado para que se identifique como o vírus se comporta em outros organismos.

QUAIS REMÉDIOS POSSO TOMAR PARA PREVENIR OU COMBATER A COVID-19?

A Secretaria de Saúde não recomenda a automedicação contra o novo coronavírus. O uso de antibióticos e vitaminas não são indicados porque não tem eficácia comprovada na melhora de quadros da Covid-19.

Ainda não há vacina contra o coronavírus. A vacina da gripe também não protege contra ele. A melhor maneira de prevenir a doença é evitar a contaminação, adotando as medidas de prevenção. 

TENHO ALGUNS SINTOMAS QUE PODEM SER DO CORONAVÍRUS, O QUE DEVO FAZER?

Acesse o Telemedicina Paraná, informe seus dados pessoais e sua condição de saúde. As informações vão ser analisadas por profissionais de saúde e, de acordo com o resultado da avaliação, você poderá se encaminhado para atendimento médico on-line - por vídeo, chat, áudio ou via WhatsApp.

O serviço pode ser acessado pelo site e pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android (na Google Play) e  iOS (na App Store).

Você pode ainda entrar em contato com o atendimento telefônico, pelos números:

0800 644 4414
(41) 99117 3500
(41) 3330 4414

O atendimento funciona 24 horas.