Tire suas dúvidas - Transporte e turismo

QUAL A ORIENTAÇÃO PARA OS CAMINHONEIROS?

Entre as atividades essenciais que devem ser mantidas está a de transporte e entrega de cargas em geral. Por esse motivo, os caminhoneiros devem continuar trabalhando, atentos sempre, aos cuidados básicos para evitar a contaminação.

No Porto de Paranaguá, uma estrutura foi montada para atender os caminhoneiros. São postos médicos e de enfermagem, 32 chuveiros, 60 pias e lava-pés. Equipes médicas estão de prontidão dia e noite para medir temperatura, fazer a orientação necessária e a triagem dos profissionais que descarregam cargas e atuam na atividade portuária. São quase 4,9 mil avaliações de saúde por dia, num esforço concentrado para evitar a presença da doença no ambiente portuário.

Os caminhoneiros que descarregam grãos no Porto de Paranaguá também estão recebendo kits alimentação. Estão sendo distribuídos 55 mil kits, com arroz, feijão, óleo e ovos. A previsão é atender 2 mil caminhoneiros por dia no Pátio de Triagem da Portos do Paraná.

OS PORTOS DO PARANÁ ESTÃO OPERANDO NORMALMENTE?

Sim, o Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu 58.499 caminhões em abril, superando em mais de três mil veículos o recorde de 55.835.

Nos primeiros 40 dias de atuação, a Operação de Contingência à Covid-19 nos portos paranaenses contabilizou 195.633 mil aferições de temperatura de trabalhadores e caminhoneiros que entraram no Pátio de Triagem ou no Porto de Paranaguá. São quase 4,9 mil por dia, num esforço concentrado para evitar a presença da doença no ambiente portuário.

Os caminhoneiros que descarregam grãos no Porto de Paranaguá também estão recebendo kits alimentação. Estão sendo distribuídos 55 mil kits, com arroz, feijão, óleo e ovos. A previsão é atender 2 mil caminhoneiros por dia no Pátio de Triagem da Portos do Paraná.

OS PEDÁGIOS SERÃO LIBERADOS?

Não. As praças de pedágio se tornaram centrais de informação sobre a Covid-19, reforçando orientações sobre locais de alimentação e manutenção dos veículos. As empresas que administram as praças de pedágio adotaram estratégias próprias durante a pandemia:

  • a Rodonorte criou um ponto de apoio aos caminhoneiros em São Luiz do Purunã com atendimento médico;
  • a Caminhos do Paraná, responsável pelas ligações de Ponta Grossa, Araucária e São Luiz do Purunã com Guarapuava, determinou isenção do pagamento da tarifa para profissionais da saúde.

QUAIS AS AÇÕES TOMADAS PELO ESTADO PARA REALIZAR O MONITORAMENTO DE QUEM VEM DE OUTROS PAÍSES?

  • Todas as pessoas que estejam em deslocamento pelo Paraná devem acessar o Telemedicina Paraná e informar sua condição de saúde. O formulário pode ser preenchido no site ou pelo aplicativo (disponível nas lojas Google Play e App Store)
  • As informações vão ajudar a evitar a propagação do coronavírus no estado e a fazer um monitoramento dos casos;
  • O Governo do Estado começou a realizar operações nas fronteiras para orientação, averiguação e monitoramento da movimentação de pessoas, e também reforçou a fiscalização, impedindo a entrada pelo Paraná de pessoas vindas do Paraguai e da Argentina;
  • Nos portos, passageiros e tripulantes de embarcações estrangeiras que desembarquem no estado poderão ser abordados por agentes públicos para a averiguação das condições de saúde. O mesmo vale para quem desembarcar em aeroportos;
  • O governo também solicitou às autoridades aeroviárias federais a restrição de voos com partidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal.