Serviços Públicos

Confira como os serviços públicos estão funcionando no Paraná.

 

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR

O atendimento presencial foi retomado, mediante agendamento, para os casos de seguro desemprego e busca de vagas de emprego.

Os atendimentos presenciais ocorrem à tarde, das 13h às 16h30. O agendamento pode ser feito pelo site http://www.justica.pr.gov.br/Trabalho ou telefone (41) 3883-2200.

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

As sessões acontecem de forma remota. As audiências públicas, solenidades, eventos e visitas guiadas continuam suspensas.

O acesso ao público também segue restrito.

 

CEASAS

Atendimento normal.

 

CENTRO DE INFORMAÇÃO PARA MIGRANTES, REFUGIADOS E APÁTRIDAS

Atendimento presencial, das 13h às 17h, mediante agendamento prévio, pelos telefones:

(41) 3224-1979 / 3223-7608 / 3225-4785.

 

COHAPAR

O atendimento presencial na sede e regionais está suspenso. Entre em contato pelo telefone 0800 645 0055 ou pelo site www.cohapar.pr.gov.br

As obras continuam em ritmo de execução normal até o momento.

 

COMEC

O atendimento presencial foi retomado das 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas no telefone (41) 3320-6900.

 

COPEL

Atendimento presencial apenas para quem não tiver suas solicitações atendidas pelos canais virtuais.

Para a retomada dos atendimentos, a empresa adotou medidas de segurança sanitária, como o uso de EPIs pelos atendentes e a disponibilização de álcool em gel ao público.

Também está proibido nas agências o acesso de menores de 16 anos, maiores de 60, e acompanhantes.

Para evitar aglomeração, a entrada dos clientes está limitada.

 

DEFENSORIA PÚBLICA

Atendimento exclusivamente pelo WhatsApp e e-mail. Para saber os números e endereços de contato de cada sede, clique aqui.

DELEGACIAS

O atendimento nas delegacias está normalizado, com a obrigatoriedade de uso de máscara e cumprimento das recomendações sanitárias.

Já no Instituto de Identificação do Paraná o atendimento presencial está sendo feito em casos emergenciais, sem agendamento, para todas as pessoas que comprovem a urgência da solicitação do documento.

O horário de funcionamento das delegacias varia de acordo com a unidade, algumas atendem em horário comercial e outras em regime de plantão, 24h por dia. 

Mais informações podem ser consultadas pelo site www.policiacivil.pr.gov.br.

 

DEPEN

As visitas, a entrada de sacolas e os atendimentos presenciais de advogados nas unidades prisionais do Paraná estão suspensas.

O acesso aos locais é exclusivo aos servidores do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná.

 

DER

O atendimento presencial ocorre das 8h30 às 18h. Já na Central de Atendimento de Infrações de Trânsito (CAIT), o horário do atendimento presencial é das 8h30 às 14h.

Para mais informações sobre multas de trânsito em rodovias estaduais, visite o site.

Ficam interrompidos, por tempo indeterminado, os prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multa, defesa processual, e identificação do condutor infrator.

 

DETRAN

Atendimento presencial das 8h às 14h, mediante agendamento, que pode ser feito pelo site www.detran.pr.gov.br ou telefone 0800 643 73 73.

Atenção: Os postos avançados de atendimento de Londrina (Guaporé) e Curitiba (Central e Vila Hauer) não vão reabrir. Nessas localidades, continuam funcionando apenas os serviços de foto, biometria e prova teórica.

 

ESCOLA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

Estão cancelados todos os cursos presenciais. São oferecidos somente cursos on-line durante a pandemia.

 

ESPAÇOS CULTURAIS

Voltaram a funcionar, de terça a domingo, das 10h às 18h, apenas o Museu Oscar Niemeyer (MON) e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), que ocupa duas salas dentro do MON.

A Biblioteca Pública do Paraná voltou a receber os livros emprestados antes do início da quarentena. As devoluções devem ser feitas na porta da BPP, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h, sem prejuízos para os leitores.

Mais informações sobre entregas de materiais e funcionamento da BPP podem ser obtidas pelo telefone (41) 3221-4971.

Os outros espaços culturais do estado permanecem fechados por tempo indeterminado.

 

ESPORTES

Na sede administrativa, o atendimento é normal e segue todas as medidas sanitárias e de distanciamento social para prevenir contra a Covid-19.

Os ginásios estão abertos para as equipes de alto rendimento e também seguem as recomendações dos órgãos de saúde. A área externa foi liberada para caminhadas.

Apesar do cancelamento de todos os eventos presenciais neste ano, o pagamento das bolsas do Geração Olímpica e do PROESPORTE continua.

 

FARMÁCIAS DO PARANÁ

Atendimento apenas em horário agendado. É permitida a entrada de apenas uma pessoa para atendimento. Acompanhantes devem aguardar do lado de fora.


As farmácias estão realizando dispensa antecipada dos remédios.
A consulta dos medicamentos disponibilizados e documentos exigidos pode ser feito pelo PIÁ (www.pia.pr.gov.br) no serviço “Consultar medicamentos da Farmácia do Paraná”.


O cadastramento de novos usuários residentes nos municípios de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá pode ser feito pelo site da Secretaria de Saúde

 

FAZENDA

Atendimento presencial somente na Receita Estadual e mediamente agendamento prévio pelo site http://www.fazenda.pr.gov.br.

A sede da Secretaria da Fazenda permanece fechada para o público, mas oferece serviços pela internet.

As atividades presenciais de capacitação da Escola Fazendária estão suspensas. Algumas delas são disponibilizadas de forma on-line.

 

FEIRAS DA CIDADANIA

Seguem suspensas.

 

FOMENTO PARANÁ

Atendimento exclusivamente por telefone, WhatsApp e e-mail.

Mais informações estão no site http://www.fomento.pr.gov.br.

 

INSTITUTO ÁGUA E TERRA

Atendimento presencial retomado, observando as medidas sanitárias de proteção e combate ao novo coronavírus.

Os servidores trabalham em esquema de rodízio, por escalas.

 

IML

Atendimento normal.

 

JUNTA COMERCIAL

O atendimento ao público está suspenso. Todos serviços devem ser solicitados de forma eletrônica, de acordo com as instruções do site www.empresafacil.pr.gov.br.

 

JUSTIÇA ESTADUAL

A retomada das atividades presenciais é gradativa. Na primeira etapa, a prioridade é para os serviços considerados essenciais e que não podem ser prestados a distância.

Nos fóruns, o acesso ao público só é permitido mediante necessidade comprovada ou agendamento prévio.

Antes de se dirigir a um deles ou ao Tribunal de Justiça do Paraná, entre em contato com as unidades judiciais, clicando aqui.

 

MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ

O atendimento à comunidade está mantido nas Promotorias de Justiça, mas a orientação geral é evitar, sempre que possível, os serviços presenciais.

 

PARANA PREVIDÊNCIA

Os atendimentos presenciais estão suspensos. O órgão pode ser acessado pelo site e telefone 0800 643 0037.

O recadastramento de aposentados e pensionistas foi suspenso, porém os pagamentos não serão bloqueados.

Já os pensionistas universitários devem se recadastrar pela internet o mais breve possível.

 

PARQUES ESTADUAIS

As Unidades de Conservação do Paraná já foram reabertas, mas com restrições para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Entre as principais medidas de prevenção à Covid-19, destacam-se uso obrigatório de máscara pelos visitantes, medição da temperatura corporal na entrada dos parques e disponibilização de álcool em gel para a higienização das mãos.

Além delas, cada unidade funciona com redução de 50% do público. Por isso, recomenda-se ligar antes da visita ou até agendar o passeio para evitar transtornos.

Atenção: Acampamentos, práticas esportivas coletivas e eventos estão proibidos nesses locais, pois geram aglomeração.

 

POLÍCIA FEDERAL

Para saber quais serviços e departamentos operam de forma presencial, ligue para (41) 3251-7519, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

 

PORTOS DO PARANÁ

As operações dos navios e o descarregamento de caminhões estão mantidos.

 

PROCON

Atendimento presencial de acordo com o número de reclamações a fazer, e apenas com horário agendado pelos telefones 0800 41 1512 e (41) 3223-1512. Chegar com 10 minutos de antecedência.

Os serviços continuam sendo oferecidos de forma online.

Para acessá-los e também conhecer os documentos necessários ao atendimento presencial, acesse os sites  www.procon.pr.gov.br e https://www.consumidor.gov.br.

 

RECEITA ESTADUAL

Atendimento presencial nas Delegacias Regionais mediante agendamento prévio pelo site www.fazenda.pr.gov.br.

Informações e determinados serviços também podem ser acessados pelos canais alternativos, como os portais de atendimento do site www.fazenda.pr.gov.br, do sistema Receita/PR, e os telefones (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800 41 1528 (demais localidades), das 7h às 19h.

 

SANEPAR

Retomado o atendimento presencial nas Centrais de Relacionamento. Em algumas cidades, no entanto, é preciso agendamento prévio (Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Araucária, Campo Largo e Fazenda Rio Grande).

Solicitações de serviços diversos ainda podem ser feitas pelos canais alternativos, como o aplicativo Sanepar Mobile, o telefone 0800 200 0115 e o site www.sanepar.com.br.

Serviços especiais - como pedidos de religação de água, negociação de débitos em caso de abastecimento suspenso, vazamentos e solicitação de ligação nova, e retificação de conta - podem ser solicitados pelos e-mails corporativos.

Continuam suspensas as visitas aos Mananciais da Serra e ao Reservatório do Carvalho, em Piraquara, e ao Museu do Saneamento, em Curitiba. O Memorial do Rio Iguaçu foi reaberto ao público, com restrições. O Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM) recebe visitantes mediante agendamento pelo e-mail visitas@sanepar.com.br.

A produção de água e o tratamento de esgoto continuam sendo feitos durante 24 horas por dia em todo o estado.

 

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

Atendimento apenas pelos telefones (41) 3313-6000 / 3313-6264 ou pelo e-mail de cada departamento (confira os endereços clicando aqui).

 

SEGURANÇA PÚBLICA

Os serviços essenciais oferecidos por telefone, como o 190 (Polícia Militar), o 181 (Disque Denúncia) e o 193 (Corpo de Bombeiros) continuam normalmente. O cidadão pode ainda acionar a Polícia Militar pelo aplicativo 190 PR, disponível para Android e Apple Store.

 

 

 

Piá

 

 

Resolva pelos serviços online!

O portal e o aplicativo do PIÁ – Paraná Inteligência Artificial possui mais de 3.800 serviços personalizados ao cidadão paranaense.

Site: www.pia.pr.gov.br 

Android: http://bit.ly/37naoc1

IOS: http://bit.ly/PIApr