Serviços Públicos

Confira como os serviços públicos estão funcionando no Paraná.

 

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR

O atendimento presencial foi retomado, mediante agendamento, para os casos referentes ao seguro desemprego e à busca de vagas de emprego.  Os demais serviços continuam sendo oferecidos pelos canais alternativos.

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Suspensas sessões solenes, audiências públicas, visitas guiadas e eventos não relacionados às atividades legislativas do Plenário e das Comissões. 

Acesso limitado da população ao local.

 

CEASAS

Atendimento normal.

 

CENTRO DE INFORMAÇÃO PARA MIGRANTES, REFUGIADOS E APÁTRIDAS

Atendimento apenas telefônico: 41 3224-1979 / 3223-7608 / 3225-4785.

 

COHAPAR

Está suspenso o atendimento presencial na sede e regionais. Entre em contato pelo telefone 0800 645 0055 e online pelo site www.cohapar.pr.gov.br. As obras continuam em ritmo de execução normal até o momento.

 

COMEC

O atendimento ao público presencial na sede da Comec foi suspenso. As lojas de recarga da Metrocard localizadas nos terminais de Pinhais, Central de São José, Afonso Pena, Guaraituba e Fazenda Rio Grande estão fechadas.

 

COPEL

A Copel vai retomar o atendimento presencial a partir de 3 de agosto, segunda-feira. No entanto, devem dirigir-se às agências da Companhia apenas aqueles que não tiverem suas solicitações atendidas pelos canais virtuais.

Para a retomada dos atendimentos, a empresa adotou medidas de segurança sanitária, como o uso de EPIs pelos atendentes e a disponibilização de álcool em gel ao público. Também está proibido o ingresso de menores de 16 anos, maiores de 60, e acompanhantes nas agências. Para evitar aglomeração, a entrada dos clientes será limitada.

 

DEFENSORIA PÚBLICA

Os atendimentos serão suspensos ou limitados nas sedes.

 

DELEGACIAS

O atendimento presencial será restrito a casos graves: homicídio, feminicídio e latrocínios; violência doméstica e contra crianças e adolescentes; estupro, sequestro e cárcere privado; roubos de veículos e cargas. Também serão lavrados autos de prisão em flagrante.

Os registros de Boletins de Ocorrência (BO) referentes a casos de furtos, desaparecimento de pessoa, perda ou extravio de documentos e objetos deverão ser realizados pela internet, através do portal da PCPR.

O Instituto de Identificação suspenderá o atendimento para emissão e entrega de Carteiras de Identidade a partir do dia 24 de março.

 

DEPEN

As visitas às unidades prisionais do Paraná, assim como a entrada de sacolas ou de pessoas que não são servidores do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), foram suspensas por 15 dias a partir de sexta-feira (20). Os atendimentos presenciais de advogados também estão suspensos.

 

DER

Está suspenso o atendimento presencial da Central de Atendimento de Infrações de Trânsito (CAIT) do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Interessados podem encaminhar suas solicitações pelos Correios, seguindo as informações disponíveis na Notificação de Infração recebida.

Para mais informações sobre multas de trânsito em rodovias estaduais, visite o site.

Ficam interrompidos, por tempo indeterminado, os prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multa, defesa processual, e para identificação do condutor infrator. Mais informações pelo 0800-41-0158.

 

DETRAN

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) retomou os atendimentos presenciais sob agendamento nas unidades do estado, mas apenas para serviços não disponíveis nos canais alternativos, como portal e aplicativo.

A marcação de horários visa evitar aglomeração e permitir a higienização constante dos locais em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas vai reduzir a capacidade de atendimento. Por isso, só devem ser agendados serviços urgentes. Para os demais, haverá prorrogação de prazos.

Para saber quais opções são ofertadas de forma remota, agendar atendimento presencial e se informar sobre a prorrogação de prazos, acesse o site www.detran.pr.gov.br ou ligue  para 0800 643 73 73.

Atenção: Os postos avançados de atendimento de Londrina (Guaporé) e Curitiba (Central e Vila Hauer) não vão reabrir. Nessas localidades, continuarão funcionando apenas os serviços de foto, biometria e prova teórica.

 

ESCOLA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

Cancelados todos os cursos presenciais. Serão oferecidos cursos online sobre direitos dos cidadãos em relação à pandemia.

 

ESPAÇOS CULTURAIS

As atividades e visitações em todos os espaços culturais do Governo do Estado foram suspensas temporariamente, incluindo os museus, a Biblioteca Pública do Paraná e o Centro Cultural Teatro Guaíra.

 

ESPORTES

Sede administrativa permanecerá aberta, mas trabalhando por escala.

As atividades esportivas desenvolvidas nos ginásios, campos e academias estão suspensas.

 

FARMÁCIAS DO PARANÁ

Atendimento apenas em horário agendado.  

As farmácias estão realizando dispensa antecipada dos remédios.

Os tratamentos de pacientes já cadastrados serão renovados automaticamente.

O cadastramento de novos usuários e a consulta dos medicamentos disponibilizados e documentos exigidos pode ser feito pelo PIÁ (www.pia.pr.gov.br).

 

FAZENDA

As atividades de capacitação presencial da Escola Fazendária estão suspensas, assim como o atendimento ao público na sede da Secretaria da Fazenda. Os serviços estão disponíveis no site http://www.fazenda.pr.gov.br.

 

FEIRAS DA CIDADANIA

Suspensas.

 

FOMENTO PARANÁ

Atendimentos presenciais estão suspensos. Para mais informações, acesse o site http://www.pr.gov.br.

 

IML

Fica limitada a duas pessoas a entrada e permanência no Instituto Médico Legal (IML) para realização de exames ou liberação de corpos. Os exames de lesão corporal estão suspensos, com exceção em casos de vítimas de violência sexual e das análises clínicas em presos.

 

INSTITUTO ÁGUA E TERRA

Atendimento apenas por telefone ou e-protocolo. O atendimento ao público em todos os viveiros e laboratórios de sementes do IAT está suspenso. Retiradas aprovadas precisam ser agendadas previamente.

 

JUNTA COMERCIAL

Atendimento ao público suspenso. Todos os serviços devem ser solicitados de forma eletrônica. Para saber como solicitar, basta acessar o endereço www.empresafacil.pr.gov.br e seguir as instruções.

 

JUSTIÇA ESTADUAL

Suspensas as audiências em todos os órgãos jurisdicionais e administrativos, no primeiro e no segundo graus, exceto nos casos de urgência, quando poderão ser feitas videoconferências ou, quando não for possível, audiências com limitação de presença. Servidores estão trabalhando remotamente.

 

MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ

Atendimento à comunidade mantido nas Promotorias de Justiça, mas a orientação geral é de evitar, sempre que possível, o atendimento presencial.

Membros e servidores do MPPR trabalham remotamente.

 

PARANA PREVIDÊNCIA

Os atendimentos presenciais estão suspensos. O órgão está disponível no site e no telefone 0800 643 0037.
O recadastramento de aposentados e pensionistas foi suspenso, porém estes não terão seus pagamentos bloqueados. Não há previsão de abertura de um novo ciclo de recadastramento de inativos. 
No entanto, o recadastramento de pensionistas universitários foi mantido e deve ser feito pela internet até 30 de setembro.
Instituto de Identificação do Paraná
O Instituto de Identificação do Paraná oferece atendimento presencial para quem tem urgência na confecção da Carteira de Idade. É preciso se dirigir ao local e comprovar a necessidade.
Para os demais serviços, acesse os canais alternativos do IPR, como o site http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/ e o telefone (41) 3200 5100.

 

PARQUES ESTADUAIS

As Unidades de Conservação do Paraná, incluindo a Ilha do Mel, já foram reabertas,  mas com restrições para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Entre as principais medidas de prevenção à Covid-19, destacam-se uso obrigatório de máscara pelos visitantes, medição da temperatura corporal na entrada dos parques e disponibilização de álcool em gel para a higienização das mãos.

Além delas, cada unidade funciona com redução de 50% do público. Por isso, recomenda-se ligar antes da visita ou até agendar o passeio para evitar transtornos.

Atenção: Acampamentos, práticas esportivas coletivas e eventos estão proibidos nesses locais, pois geram aglomeração.

 

POLÍCIA FEDERAL

Suspenso o atendimento ao público em todas as unidades no Paraná.

A medida abrange a Superintendência Regional da PF em Curitiba, as delegacias de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaíra, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Paranaguá e os postos de emissão de passaportes.

 

PORTOS DO PARANÁ

As operações dos navios e o descarregamento de caminhões estão mantidos.

 

PROCON

Estão suspensos os atendimentos presenciais e as audiências de conciliação.

Atendimento ao consumidor apenas pelo site www.procon.pr.gov.br, e-mail (confira os endereços aqui) ou pelos telefones: 0800 41 1512 e 41 3223-1512.

 

RECEITA ESTADUAL

Atendimento ao público exclusivamente pelo Portal de Atendimento no site da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br);  Portal de Atendimento do sistema Receita/PR; e pelos telefones 41 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800 41 1528 (demais localidades), no horário das 7h às 19h;

 

SANEPAR

As Centrais de Relacionamento da Sanepar retomaram o atendimento presencial, dia 27 de julho, apenas para casos considerados imprescindíveis e mediante agendamento. 
Solicitações de serviços diversos devem continuar sendo feitos por meio dos canais alternativos da Companhia, como o aplicativo Sanepar Mobile, o 0800 200 0115 e o site www.sanepar.com.br. Estão também disponível endereços de e-mail corporativo para serviços especiais, como pedidos de religação de água, negociação de débitos em caso de abastecimento suspenso, vazamentos e solicitação de ligação nova e retificação de conta.
A companhia fechou o acesso de visitantes ao Museu do Saneamento, em Curitiba, ao Memorial do Rio Iguaçu, ao Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra e ao Reservatório do Carvalho. 
A produção de água e o tratamento de esgoto continuam sendo feitos durante 24 horas por dia em todo o estado.

 

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

Atendimento apenas pelos telefones 41 3313-6000 / 3313-6264 ou por e-mail.

 

SEGURANÇA PÚBLICA

Os serviços essenciais oferecidos por telefone, como o 190 (Polícia Militar), o 181 (Disque Denúncia) e o 193 (Corpo de Bombeiros) continuarão normalmente. O cidadão pode ainda acionar a Polícia Militar pelo aplicativo 190 PR, disponível para Android e Apple Store.

 

 

 

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