Tire suas dúvidas - Covid-19

O QUE É O CORONAVÍRUS?

O coronavírus é uma família de vírus comuns que causa infecções respiratórias. Um novo agente desse grupo foi registrado em dezembro de 2019, na China, e causou uma doença até então desconhecida que passou a ser chamada de Covid-19.

QUAIS OS GRUPOS DE RISCO DO CORONAVÍRUS?

O público mais vulnerável são os idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

MULHERES GRÁVIDAS FAZEM PARTE DO GRUPO DE RISCO?

Sim. Além delas, as puérperas e as crianças menores de 5 anos também fazem parte do grupo de risco.

É POSSÍVEL ESTAR COM A DOENÇA MESMO SEM APRESENTAR SINTOMAS?

Sim. Alguns pacientes não apresentam sintomas, mesmo infectados com o vírus.

COMO DIFERENCIAR A COVID-19 DO RESFRIADO E DA GRIPE?

Os sintomas da Covid-19 lembram em partes os da gripe e do resfriado. Por isso, é fundamental fazer o teste para confirmar o diagnóstico.

POSSO CONTRAIR O CORONAVÍRUS PELO AR?

Sim. As gotículas contaminadas ficam suspensas no ar quando o doente tosse ou espirra.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PODEM TRANSMITIR O NOVO CORONAVÍRUS?

Até o momento a Organização Mundial da Saúde informa que não há evidencias significativas de que animais podem ficar doentes ou transmitir a Covid-19. Estudos ainda estão sendo realizado para que se identifique como o vírus se comporta em outros organismos.

QUAIS REMÉDIOS POSSO TOMAR PARA PREVENIR OU COMBATER A COVID-19?

A Secretaria de Saúde não recomenda a automedicação contra o novo coronavírus. O uso de antibióticos e vitaminas não são indicados porque não tem eficácia comprovada na melhora de quadros da Covid-19.

As vacinas já estão sendo administradas, mas as medidas de prevenção ainda assim devem ser seguidas, principalmente enquanto a maioria da população não estiver imunizada.