Tire suas dúvidas - Exames

TODAS AS PESSOAS DEVEM FAZER EXAME PARA SABER SE ESTÃO COM A DOENÇA?

Não. Apenas quem apresentar sintomas deve procurar as unidades de saúde e, conforme solicitação médica, realizar o exame. Os testes devem ser feitos no mesmo local do atendimento.

COMO É FEITO O EXAME PARA CONFIRMAR A COVID-19?

O procedimento no Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) - que é um dos laboratórios referenciado pelo Ministério da Saúde no Paraná para à realização dos exames que confirmam a contaminação pelo novo coronavírus – envolve várias etapas.

Começa com a triagem, depois passa pela seleção do material que será examinado e só então a realização efetiva do exame - quando é feita a leitura do genoma da célula do vírus, chamado exame PCR em tempo real.

A partir da entrada no Laboratório, o resultado referente à Covid-19 sai em até 72 horas. A manipulação pelo laboratório é considerada a mais completa do Paraná e permite a identificação de 21 vírus de uma só vez.

 

RESULTADOS DE QUAIS LABORATÓRIO SÃO CONTABILIZADOS NO BOLETIM DIÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO ESTADO?

Os resultados levados em conta são os do Laboratório Central do Estado (Lacen) e os credenciados.

São 17 laboratórios da rede pública (municipal/estadual/federal) e privada cadastrados para colaborar com o Lacen na validação dos testes de pessoas suspeitas de contrair o novo coronavírus: Dasa, Genoprimer, Fleury, Hermes Pardini, Sabin, Unimed Curitiba, Diagnósticos do Brasil, Rede D'Or, Laboratório Núcleo Diagnóstico, Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Hospital Municipal Germano Lauck, Hospital Pequeno Príncipe, Laboratório do Complexo do Hospital das Clínicas (UFPR), laboratório do Hospital Universitário de Londrina, Dolab Laboratório de Análises e Pesquisas Clínicas, Precision Medicine e Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19.

Completam a rede os laboratórios que não precisam passar por processo de credenciamento porque já fazem parte da estratégia nacional de enfrentamento da Covid-19. Exames realizados por paranaenses nesses laboratórios, como o Instituto Evandro Chagas e a Fiocruz, também integram o boletim epidemiológico do Paraná.

Até o dia 12 de setembro, já haviam sido realizados no estado 564.075 testes pelo método RT-PCR, considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais informações, na Agência Estadual de Notícia.