Tire suas dúvidas - Prevenção
DEVO USAR MÁSCARAS?
Sim, ela protege você e os outros da transmissão e da contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, o uso de máscara em espaços públicos agora é lei no Paraná!
COMO MEDIDA DE PREVENÇÃO, O QUE DEVO FAZER?
- Se possível, não saia de casa;
- Se precisar sair, não fique em lugares com aglomeração de pessoas. Use máscara;
- Ao voltar pra casa, lave bem as mãos e braços e troque de roupa;
- Mantenha a casa limpa e arejada;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como toalhas, talheres, canecas e celulares.
COMO PROTEGER MEUS CLIENTES E FUNCIONÁRIOS?
Intensifique as medidas higiênicas dos ambientes abertos ao público; reorganize os espaços para que as pessoas fiquem, no mínimo, a um metro de distância umas das outras; e disponibilize itens de higiene pessoal, como lenços e álcool em gel. Todos (funcionários e clientes) devem usar máscara - de acordo com lei sancionada no dia 28 de abril de 2020 que torna obrigatório o uso do acessório em ambientes coletivos em todo o Paraná
O QUE DEVO FAZER NA MINHA CASA OU NO MEU LOCAL DE TRABALHO PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO?
- Mantenha o local sempre limpo. Se possível, aumente a frequência da higienização dos ambientes;
- Use álcool 70% nos locais tocados com mais frequência, como maçanetas, interruptores, janelas, telefone, teclado do computador, controle remoto e elevadores. Importante: use luvas de borracha (próprias para limpeza), elas evitam o contato direto com produtos químicos e protegem da possibilidade de contato com microrganismos;
- O chão também deve passar por limpeza, preferencialmente com panos úmidos, para que os microrganismos não sejam levados com o pó. Use um pano em cada ambiente: panos de limpeza dos banheiros não devem ser usados na limpeza de outros locais da casa;
- Mantenha os ambientes arejados e ventilados a maior parte do tempo.
USAR O ÁLCOOL EM GEL É MAIS EFICIENTE DO QUE LAVAR AS MÃOS COMO MEDIDA PREVENTIVA?
Não. A higienização das mãos com água e sabão por cerca de 40 segundos já é suficiente para prevenir a contaminação pelo coronavírus. O uso de álcool em gel 70% é uma forma alternativa de manter a higienização. Ele é importante para a limpeza de objetos e superfícies usadas com frequência que podem favorecer o contágio.
QUE PRODUTOS POSSO USAR PARA LIMPEZA DOS AMBIENTES?
O álcool 70% é o mais recomendado, mas outros produtos são eficazes na limpeza e desinfecção de superfícies. Entre eles, os classificados nas categorias “Água Sanitária” (hipoclorito de sódio) e “Desinfetante para Uso Geral”.
ALÉM DO ALCOOL EM GEL, QUE OUTROS PRODUTOS POSSO USAR PARA FAZER A HIGIENE DAS MÃOS?
A lavagem das mãos com água e sabão por, no mínimo, 40 segundos é suficiente para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus.
QUALQUER ÁLCOOL PODE SER USADO PARA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E SUPERFÍCIES?
O álcool é um aliado importante para minimizar e prevenir infecções pelo novo coronavírus. Para serem eficazes, as preparações com álcool precisam apresentar algumas características:
- na forma líquida: devem conter álcool na concentração final entre 60% e 80%
- em gel ou espuma: a concentração final mínima deve ser de 70%.
Atenção! É importante colocar uma quantidade suficiente de álcool nas mãos e espalha-la por, no mínimo, 20 segundos e até que o produto seja completamente absorvido.
Importante: o álcool líquido encontrado em supermercados e no comércio em geral, na graduação de até 54º GL (46,3º INPM), não é indicado para a higienização das mãos e superfícies.
O ÁLCOOL EM GEL PODE SER PREPARADO EM FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO?
A Anvisa permitiu, em caráter temporário e emergencial, a formulação de preparações antissépticas ou sanitizantes por farmácias de manipulação e empresas fabricantes de medicamentos e cosméticos sem prévia autorização. Os fabricantes devem ter Autorização de Funcionamento (AFE) e alvará ou licença sanitária, além das demais autorizações de outros órgãos para fabricação e armazenamento de substância inflamável.
O ÁLCOOL EM GEL PODE SER FEITO EM CASA?
Receitas caseiras de álcool em gel não têm eficácia comprovada. Além disso, a manipulação dos produtos indicados para esse tipo de preparação traz riscos à saúde, podendo causar irritações, queimaduras e intoxicações.
O QUE FAZER NO CASO DE PREÇOS ABUSIVOS DE PRODUTOS COM GRANDE PROCURA, COMO O ÁLCOOL EM GEL?
O site do Procon-PR criou um campo exclusivo para receber denúncias de preços abusivos do álcool em gel. Ao clicar no banner da página, o consumidor é direcionado para um formulário para reportar a denúncia, podendo inclusive anexar a nota fiscal do produto. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é prática abusiva elevar o preço de um produto sem justa causa.
VOLTEI DE UMA VIAGEM INTERNACIONAL, O QUE DEVO FAZER?
Permaneça 7 dias em casa. Caso apresente sintomas, comunique ou procure o serviço de saúde.