Tire suas dúvidas - Serviços estaduais

EM CASOS DE EMERGÊNCIAS NÃO RELACIONADAS A SAÚDE, O QUE DEVO FAZER?

Ligue para:

  • Disque Denúncia - 181
  • Corpo de Bombeiros - 193
  • Polícia Militar - 190

A Policia Militar também pode ser acionada pelo Aplicativo 190 – Disponível nas lojas Play Store (Android) e App Store (iPhone). O aplicativo recebe, inclusive, denúncias sobre ocorrências relacionadas à pandemia, como a aglomeração de pessoas.

Se precisar de uma Unidade de Polícia Civil, ligue para verificar a possibilidade de atendimento.

Vários serviços estão disponíveis pela internet.

SE EU PRECISAR DE SERVIÇOS DA POLÍCIA CIVIL, O QUE DEVO FAZER?

O atendimento presencial em unidades da Polícia Civil já está normalizado, seguindo as medidas sanitárias estabelecidas pela Secretaria de Saúde, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre as pessoas.

Vários serviços continuam sendo oferecidos pela internet, como o registro de Boletins de Ocorrência.

Em caso de dúvida, ligue para a unidade de Polícia mais próxima.

Para outras informações, acesse site da Polícia Civil.

OS SERVIÇOS RELACIONADOS AO RG ESTÃO MANTIDOS?

Para evitar aglomeração,  o agendamento, a emissão e a entrega da 1ª via do documento estão suspensos no Paraná. Apenas situações emergenciais estão sendo atendidas – como, por exemplo, quando a pessoa precisa do RG para:

  • retirada de medicamentos em farmácia
  • internação hospitalar
  • contratação para trabalho
  • viagem a trabalho ou em situação de saúde
  • para operações financeiras.

São considerados casos urgentes também os de pessoas que pediram o auxílio emergencial do Governo Federal ou que tiveram o documento furtado ou roubado.

Quem precisa da 2ª via da carteira de identidade – sem alteração de dados – pode fazer a solicitação pela internet.

SE EU PRECISAR DE UM SERVIÇO DO DETRAN, O QUE DEVO FAZER?

O atendimento ao público está sendo feito apenas com agendamento para evitar aglomerações. A quantidade de horários disponibilizados também é menor do que a oferecida antes da pandemia - para que haja menos pessoas ao mesmo tempo dentro das unidades.

A orientação é para que os cidadãos só façam o agendamento em casos de urgência, já que muitos prazos foram prorrogados.

Os postos avançados de atendimento de Londrina (Guaporé) e Curitiba (Central e Vila Hauer) funcionarão apenas com os serviços de foto, biometria e prova teórica, como já vinha acontecendo.

Atividades com agentes externos como despachantes, clínicas credenciadas e Centros de Formação de Condutores (CFC), estão sendo realizadas segundo os critérios de segurança e higiene estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A maioria dos serviços está disponível pelo Portal do Detran, pelo PIÁ e pelo aplicativo Detran InteliGente.

Serviços do Detran disponíveis on-line:

  • renovação da CNH: a solicitação pode ser feita pela internet. A biometria e a foto – obrigatórias no processo de renovação – não serão exigidas. Como medida emergencial, o Detran vai usar as informações já existentes no banco de dados. Acesse http://www.detran.pr.gov.br/renovarcnh;
  • emissão do licenciamento (CRLV): o documento do veículo também pode ser solicitado on-line. O motorista pode apresentar o CRLV-e (versão digital no celular) ou imprimir o documento em uma impressora comum. O documento está disponível no site do Detran, no PIÁ e ainda pelos aplicativos Detran InteliGente e Carteira Digital de Trânsito (CDT): http://www.detran.pr.gov.br/crlve;
  • serviços de infrações, como identificação de condutor, recurso de infrações para todas as instâncias, recurso para suspensão ou cassação da CNH, estão disponíveis pelo PIÁ e no site do Detran. Podem ser acessados diretamente pelos links abaixo:

Demais serviços disponíveis pela internet:

Prazos:

Os prazos referentes a transferências de veículos, processos para primeira habilitação, renovação da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), e recursos de multas, suspensão e cassação permanecem prorrogados conforme a Resolução 782/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran):

- Carteira Nacional de Habilitação vencida desde 19 de fevereiro de 2020 fica com prazo indeterminado para renovação;

 - Processos de primeira habilitação terão prazos estendidos para conclusão de 12 meses para 18 meses;

 - Prazos para transferência de propriedade de veículos estão suspensos;

 - Prazos para apresentar defesa, indicação de condutor e recurso de multa, suspensão e cassação de CNH ficam interrompidos por tempo indeterminado.

O HEMEPAR ESTÁ ATENDENDO OS DOADORES DE SANGUE?

Sim, a rede Hemepar adotou um sistema on-line de agendamento para doação de sangue em Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. A marcação de horário pode ser feita pela plataforma PIÁ – Paraná Inteligência Artificial.

A medida é para evitar aglomerações e filas. Com isso, pessoas saudáveis e que não sejam do grupo de risco podem continuar doando sangue. As doações são necessárias para manter os estoques dos bancos de sangue de 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná atendidos pelo Hemepar.

Atenção! Pessoas com mais de 60 anos ou aquelas que apresentam algum sintoma ligado ao novo coronavírus ou a gripe comum não estão sendo aceitas como doadoras nesse momento. A recomendação para esses grupos é de isolamento domiciliar, conforme orientação do Ministério da Saúde.

As unidades da rede Hemepar funcionam de segunda a sábado, das 7h30 às 18h.

AS AGÊNCIAS DO TRABALHADOR ESTÃO ABERTAS?

As Agências do Trabalhador estão autorizadas a abrir para atendimento de intermediação de mão de obra e questões referentes ao seguro desemprego somente com agendamento prévio.

Além do agendamento, outras regras foram estabelecidas e devem ser cumpridas tanto nas Agências mantidas pelo Governo como naquelas ligadas às prefeituras:

  • todos os servidores devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
  • álcool em gel 70% deve estar disponível para funcionários e para o público em geral
  • o uso de máscara é obrigatório - conforme lei sancionada no dia 28 de abril de 2020 que determina o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná.

O horário de funcionamento dos postos de atendimento do Sine nos municípios segue as determinações das administrações municipais para o enfretamento da Covid-19. Na capital, a Agência do Trabalhador Central de Curitiba seguirá com o horário de funcionamento normal, das 13h às 17h.

O serviço de procura de vagas continua sendo prestado on-line, por meio do aplicativo Sine Fácil (disponível nas lojas Google Play e App Store).

As Agências do Trabalhador também estão fazendo atendimento para solicitação de seguro desemprego. Nesse caso, é preciso:

  • baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível nas lojas Google Play e App Store)
  • preencher o cadastro e habilitar o Seguro-Desemprego na aba “Benefícios”

Finalizado o processo aparecerá a mensagem “Aguardando liberação no posto”. A partir daí, já é possível marcar horário para atendimento presencial pelo agendamento on-line no site da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho.

Em caso de dúvida, entre em contato com a Agência do Trabalhador da sua cidade ou pelo chat do trabalhador no site da Sejuf.

 

COMO FAÇO PARA SOLICITAR MEDICAMENTOS NO PROGRAMA FARMÁCIA DO PARANÁ DURANTE A PANDEMIA?

Os novos usuários do sistema que moram em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel podem fazer um pré-cadastro pela internet, por meio da plataforma PIÁ – Paraná Inteligência Artificial.

O usuário deve preencher todos os dados solicitados e anexar documentos – como exames e laudos médicos. A equipe da Farmácia fará a conferência dos dados e da documentação e confirmará, em até 5 dias, a realização do cadastro.

Futuramente, a possibilidade de fazer o pré-cadastro on-line deve estar disponível em todo o sistema da Assistência Farmacêutica do Paraná, que conta hoje com 23 farmácias.

Mais informações na Agência Estadual de Notícias do Paraná.

 

SE EU PRECISAR DE SERVIÇOS DA COPEL, O QUE DEVO FAZER?

A Copel retomou o atendimento presencial. No entanto, devem dirigir-se às agências da Companhia apenas aqueles que não tiverem suas solicitações atendidas pelos canais virtuais (site www.copel.comtelefone 0800-510-0116 e aplicativo Copel Mobile, disponível na Google Play e App Store).

Serviços como emissão de segunda via de fatura, histórico de consumo, atualização de telefone e e-mail, pedido de religação, registro de leitura, alteração de vencimento, pedido de desligamento e pedido de parcelamento deverão ser realizados diretamente nos totens de atendimento localizados nas agências.

Para atender com segurança, várias medidas de cuidado e prevenção foram tomadas:

divisórias de acrílico foram instaladas nas mesas dos atendentes, que estão usam equipamentos de proteção individual (EPIs);

há álcool em gel disponível para clientes e funcionários;

durante o atendimento, é preciso observar a distância mínima de 1,5 metro entre cliente e atendente;

para evitar aglomeração, só será permitida a entrada de clientes em número equivalente ao de atendentes;

maiores de 60 anos e menores de 16 ficam proibidos de entrar nos pontos de atendimento;

o uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência nos locais.

SE EU PRECISAR DE SERVIÇOS DA SANEPAR, O QUE DEVO FAZER?

As Centrais de Relacionamento da Sanepar estão abertas para atendimento o público, seguindo protocolo de segurança sanitária. O horário de atendimento obedece aos decretos de cada município sobre funcionamento das atividades.

Mesmo com a retomada presencial, a orientação é para que os clientes deem preferência ao atendimento virtual - por meio do site da Sanepar, aplicativo, e-mail corporativo ou pelo telefone 0800-200-0115.

Como medidas de prevenção e segurança, os atendentes usam equipamentos de proteção, como máscara e face shield (escudo facial); e os equipamentos são higienizados com frequência. Há disponibilização de álcool em gel para clientes e a demarcação de distância mínima entre as pessoas.

O  RECADASTRAMENTO DOS APOSENTADOS DA PARANAPREVIDÊNCIA FOI SUSPENSO?

Sim. Eles devem aguardar novas orientações, porém os pagamentos não foram bloqueados.

O  RECADASTRAMENTO DOS PENSIONISTAS DA PARANAPREVIDÊNCIA SEGUE NORMALMENTE?

  • Os pensionistas que foram convocados entre os meses de janeiro e março de 2020 estão dispensados do recadastramento neste momento. Eles deverão ser reconvocados em julho de 2020
  • Os aniversariantes de abril, maio e junho de 2020 também serão convocados em julho de 2020 com prazo para regularização em setembro de 2020

A Paranaprevidência reforça a orientação para que os beneficiários não compareçam às unidades de atendimento neste momento e que mantenham seu cadastro atualizado, em especial o telefone celular.

 

 

O RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES INATIVOS FOI SUSPENSO?

Os servidores inativos que não atualizaram os dados no período de dezembro de 2019 a março de 2020 estão dispensados de fazer o recadastramento nesse momento.

AS VISITAS EM UNIDADES PRISIONAIS ESTÃO MANTIDAS?

Não. Para proteger detentos, suas famílias e os servidores de unidades carcerárias administradas pela Polícia Civil, as visitas estão temporariamente suspensas. Nesse período, apenas advogados poderão visitar os presos. Durante a suspensão das visitas, não serão recebidos alimentos e outros produtos trazido por familiares ou por terceiros.

Outras informações, acesse a site da Polícia Civil com orientações para o período da pandemia.