Tire suas dúvidas - Serviços estaduais
EM CASOS DE EMERGÊNCIAS NÃO RELACIONADAS A SAÚDE, O QUE DEVO FAZER?
Ligue para:
- Disque Denúncia - 181
- Corpo de Bombeiros - 193
- Polícia Militar - 190
A Policia Militar também pode ser acionada pelo Aplicativo 190 – Disponível nas lojas Play Store (Android) e App Store (iPhone). O aplicativo recebe, inclusive, denúncias sobre ocorrências relacionadas à pandemia, como a aglomeração de pessoas.
Se precisar de uma Unidade de Polícia Civil, ligue para verificar a possibilidade de atendimento.
Vários serviços estão disponíveis pela internet.
SE EU PRECISAR DE SERVIÇOS DA POLÍCIA CIVIL, O QUE DEVO FAZER?
O atendimento presencial em unidades da Polícia Civil já está normalizado, seguindo as medidas sanitárias estabelecidas pela Secretaria de Saúde, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre as pessoas.
Vários serviços continuam sendo oferecidos pela internet, como o registro de Boletins de Ocorrência.
Em caso de dúvida, ligue para a unidade de Polícia mais próxima.
Para outras informações, acesse site da Polícia Civil.
OS SERVIÇOS RELACIONADOS AO RG ESTÃO MANTIDOS?
Para evitar aglomeração, o agendamento, a emissão e a entrega da 1ª via do documento estão suspensos no Paraná. Apenas situações emergenciais estão sendo atendidas – como, por exemplo, quando a pessoa precisa do RG para:
- retirada de medicamentos em farmácia
- internação hospitalar
- contratação para trabalho
- viagem a trabalho ou em situação de saúde
- para operações financeiras.
São considerados casos urgentes também os de pessoas que pediram o auxílio emergencial do Governo Federal ou que tiveram o documento furtado ou roubado.
Quem precisa da 2ª via da carteira de identidade – sem alteração de dados – pode fazer a solicitação pela internet.
SE EU PRECISAR DE UM SERVIÇO DO DETRAN, O QUE DEVO FAZER?
O atendimento ao público está sendo feito apenas com agendamento para evitar aglomerações. A quantidade de horários disponibilizados também é menor do que a oferecida antes da pandemia - para que haja menos pessoas ao mesmo tempo dentro das unidades.
A orientação é para que os cidadãos só façam o agendamento em casos de urgência, já que muitos prazos foram prorrogados.
Os postos avançados de atendimento de Londrina (Guaporé) e Curitiba (Central e Vila Hauer) funcionarão apenas com os serviços de foto, biometria e prova teórica, como já vinha acontecendo.
Atividades com agentes externos como despachantes, clínicas credenciadas e Centros de Formação de Condutores (CFC), estão sendo realizadas segundo os critérios de segurança e higiene estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A maioria dos serviços está disponível pelo Portal do Detran, pelo PIÁ e pelo aplicativo Detran InteliGente.
Serviços do Detran disponíveis on-line:
- renovação da CNH: a solicitação pode ser feita pela internet. A biometria e a foto – obrigatórias no processo de renovação – não serão exigidas. Como medida emergencial, o Detran vai usar as informações já existentes no banco de dados. Acesse http://www.detran.pr.gov.br/renovarcnh;
- emissão do licenciamento (CRLV): o documento do veículo também pode ser solicitado on-line. O motorista pode apresentar o CRLV-e (versão digital no celular) ou imprimir o documento em uma impressora comum. O documento está disponível no site do Detran, no PIÁ e ainda pelos aplicativos Detran InteliGente e Carteira Digital de Trânsito (CDT): http://www.detran.pr.gov.br/crlve;
- serviços de infrações, como identificação de condutor, recurso de infrações para todas as instâncias, recurso para suspensão ou cassação da CNH, estão disponíveis pelo PIÁ e no site do Detran. Podem ser acessados diretamente pelos links abaixo:
- Identificação de condutor: http://www.detran.pr.gov.br/indicarcondutor
- Recurso de infrações para todas as instâncias: http://www.detran.pr.gov.br/recursodemulta
- Recurso para suspensão da CNH: http://www.detran.pr.gov.br/recursosuspensao
- Recurso para cassação da CNH: http://www.detran.pr.gov.br/recursocassacao
Demais serviços disponíveis pela internet:
- Permissão Internacional para Dirigir: http://www.detran.pr.gov.br/pid
- Carteira Definitiva: http://www.detran.pr.gov.br/cnhdefinitiva
- Segunda via da CNH: http://www.detran.pr.gov.br/segundaviacnh
- Consulta informações do IPVA: http://www.detran.pr.gov.br/ipva
- Consulta Situação e Débitos Do Veículo: http://www.detran.pr.gov.br/extratodedebitos
- Consulta Envio da CNH: http://www.detran.pr.gov.br/enviocnh
- Certidões de veículos: http://www.detran.pr.gov.br/certidoesdeveiculo
- Reemissão de guias de CNH: http://www.detran.pr.gov.br/guiacnh
- Consultar status e pontuação na CNH: http://www.detran.pr.gov.br/consultarpontos
Prazos:
Os prazos referentes a transferências de veículos, processos para primeira habilitação, renovação da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), e recursos de multas, suspensão e cassação permanecem prorrogados conforme a Resolução 782/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran):
- Carteira Nacional de Habilitação vencida desde 19 de fevereiro de 2020 fica com prazo indeterminado para renovação;
- Processos de primeira habilitação terão prazos estendidos para conclusão de 12 meses para 18 meses;
- Prazos para transferência de propriedade de veículos estão suspensos;
- Prazos para apresentar defesa, indicação de condutor e recurso de multa, suspensão e cassação de CNH ficam interrompidos por tempo indeterminado.
O HEMEPAR ESTÁ ATENDENDO OS DOADORES DE SANGUE?
Sim, a rede Hemepar adotou um sistema on-line de agendamento para doação de sangue em Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. A marcação de horário pode ser feita pela plataforma PIÁ – Paraná Inteligência Artificial.
A medida é para evitar aglomerações e filas. Com isso, pessoas saudáveis e que não sejam do grupo de risco podem continuar doando sangue. As doações são necessárias para manter os estoques dos bancos de sangue de 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná atendidos pelo Hemepar.
Atenção! Pessoas com mais de 60 anos ou aquelas que apresentam algum sintoma ligado ao novo coronavírus ou a gripe comum não estão sendo aceitas como doadoras nesse momento. A recomendação para esses grupos é de isolamento domiciliar, conforme orientação do Ministério da Saúde.
As unidades da rede Hemepar funcionam de segunda a sábado, das 7h30 às 18h.
AS AGÊNCIAS DO TRABALHADOR ESTÃO ABERTAS?
As Agências do Trabalhador estão autorizadas a abrir para atendimento de intermediação de mão de obra e questões referentes ao seguro desemprego somente com agendamento prévio.
Além do agendamento, outras regras foram estabelecidas e devem ser cumpridas tanto nas Agências mantidas pelo Governo como naquelas ligadas às prefeituras:
- todos os servidores devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
- álcool em gel 70% deve estar disponível para funcionários e para o público em geral
- o uso de máscara é obrigatório - conforme lei sancionada no dia 28 de abril de 2020 que determina o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná.
O horário de funcionamento dos postos de atendimento do Sine nos municípios segue as determinações das administrações municipais para o enfretamento da Covid-19. Na capital, a Agência do Trabalhador Central de Curitiba seguirá com o horário de funcionamento normal, das 13h às 17h.
O serviço de procura de vagas continua sendo prestado on-line, por meio do aplicativo Sine Fácil (disponível nas lojas Google Play e App Store).
As Agências do Trabalhador também estão fazendo atendimento para solicitação de seguro desemprego. Nesse caso, é preciso:
- baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível nas lojas Google Play e App Store)
- preencher o cadastro e habilitar o Seguro-Desemprego na aba “Benefícios”
Finalizado o processo aparecerá a mensagem “Aguardando liberação no posto”. A partir daí, já é possível marcar horário para atendimento presencial pelo agendamento on-line no site da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho.
Em caso de dúvida, entre em contato com a Agência do Trabalhador da sua cidade ou pelo chat do trabalhador no site da Sejuf.
COMO FAÇO PARA SOLICITAR MEDICAMENTOS NO PROGRAMA FARMÁCIA DO PARANÁ DURANTE A PANDEMIA?
Os novos usuários do sistema que moram em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel podem fazer um pré-cadastro pela internet, por meio da plataforma PIÁ – Paraná Inteligência Artificial.
O usuário deve preencher todos os dados solicitados e anexar documentos – como exames e laudos médicos. A equipe da Farmácia fará a conferência dos dados e da documentação e confirmará, em até 5 dias, a realização do cadastro.
Futuramente, a possibilidade de fazer o pré-cadastro on-line deve estar disponível em todo o sistema da Assistência Farmacêutica do Paraná, que conta hoje com 23 farmácias.
Mais informações na Agência Estadual de Notícias do Paraná.
SE EU PRECISAR DE SERVIÇOS DA COPEL, O QUE DEVO FAZER?
A Copel retomou o atendimento presencial. No entanto, devem dirigir-se às agências da Companhia apenas aqueles que não tiverem suas solicitações atendidas pelos canais virtuais (site www.copel.com; telefone 0800-510-0116 e aplicativo Copel Mobile, disponível na Google Play e App Store).
Serviços como emissão de segunda via de fatura, histórico de consumo, atualização de telefone e e-mail, pedido de religação, registro de leitura, alteração de vencimento, pedido de desligamento e pedido de parcelamento deverão ser realizados diretamente nos totens de atendimento localizados nas agências.
Para atender com segurança, várias medidas de cuidado e prevenção foram tomadas:
divisórias de acrílico foram instaladas nas mesas dos atendentes, que estão usam equipamentos de proteção individual (EPIs);
há álcool em gel disponível para clientes e funcionários;
durante o atendimento, é preciso observar a distância mínima de 1,5 metro entre cliente e atendente;
para evitar aglomeração, só será permitida a entrada de clientes em número equivalente ao de atendentes;
maiores de 60 anos e menores de 16 ficam proibidos de entrar nos pontos de atendimento;
o uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência nos locais.
SE EU PRECISAR DE SERVIÇOS DA SANEPAR, O QUE DEVO FAZER?
As Centrais de Relacionamento da Sanepar estão abertas para atendimento o público, seguindo protocolo de segurança sanitária. O horário de atendimento obedece aos decretos de cada município sobre funcionamento das atividades.
Mesmo com a retomada presencial, a orientação é para que os clientes deem preferência ao atendimento virtual - por meio do site da Sanepar, aplicativo, e-mail corporativo ou pelo telefone 0800-200-0115.
Como medidas de prevenção e segurança, os atendentes usam equipamentos de proteção, como máscara e face shield (escudo facial); e os equipamentos são higienizados com frequência. Há disponibilização de álcool em gel para clientes e a demarcação de distância mínima entre as pessoas.
O RECADASTRAMENTO DOS APOSENTADOS DA PARANAPREVIDÊNCIA FOI SUSPENSO?
Sim. Eles devem aguardar novas orientações, porém os pagamentos não foram bloqueados.
O RECADASTRAMENTO DOS PENSIONISTAS DA PARANAPREVIDÊNCIA SEGUE NORMALMENTE?
- Os pensionistas que foram convocados entre os meses de janeiro e março de 2020 estão dispensados do recadastramento neste momento. Eles deverão ser reconvocados em julho de 2020
- Os aniversariantes de abril, maio e junho de 2020 também serão convocados em julho de 2020 com prazo para regularização em setembro de 2020
A Paranaprevidência reforça a orientação para que os beneficiários não compareçam às unidades de atendimento neste momento e que mantenham seu cadastro atualizado, em especial o telefone celular.
O RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES INATIVOS FOI SUSPENSO?
Os servidores inativos que não atualizaram os dados no período de dezembro de 2019 a março de 2020 estão dispensados de fazer o recadastramento nesse momento.
AS VISITAS EM UNIDADES PRISIONAIS ESTÃO MANTIDAS?
Não. Para proteger detentos, suas famílias e os servidores de unidades carcerárias administradas pela Polícia Civil, as visitas estão temporariamente suspensas. Nesse período, apenas advogados poderão visitar os presos. Durante a suspensão das visitas, não serão recebidos alimentos e outros produtos trazido por familiares ou por terceiros.
Outras informações, acesse a site da Polícia Civil com orientações para o período da pandemia.